Urbanismo sustentável: uma solução para a qualidade de vida das cidades

Este texto é a parte 1 de 2 sobre o tema: Urbanismo Sutentável.

A forma urbana na qual estamos inserida é um espaço complexo e dinâmico que além de possuir vínculo com as edificações, impacta no transporte ativo e nas atividades relacionadas ao trabalho e ao lazer.

As intervenções no ambiente urbano com a utilização de práticas sustentáveis, promove a melhoria do estilo de vida de seus habitantes e consequentemente eleva a qualidade da cidade, tornando-a saudável e inteligente.

A forma urbana incluíndo a infraestrutura pública, os empreendimentos e as áreas de convívio social, são agentes influenciadores de costumes da população.

Cidades convencionais são geradoras de uma grande quantidade de poluição e causadoras das mudanças climáticas. Felizmente pode-se reverter esse processo com trabalho intenso e multidisciplinar, no qual profissionais devem estar dispostos a trazer melhorias e executar intervenções no traçado urbano já existente, prover opções de transporte modal e até oportunidades e escolhas de habitação.

O autor FARR, Douglas (2013), descreve os 10 princípios conhecidos como Smart Grouth que define o crescimento urbano inteligente no qual possuem raízes no movimento ambiental dos anos de 1970 e foram reforçados pelo presidente norte-americano Richard Nixon.

Os 10 princípios do crescimento urbano inteligente são:

  1. Crie uma gama de oportunidades e escolhas de habitação;
  2. Crie bairros nos quais se possa caminhar;
  3. Estimule a colaboração da comunidade e dos envolvidos;
  4. Promova lugares diferentes e interessantes com um forte senso de lugar;
  5. Faça decisões de urbanização previsíveis, justas e econômicas;
  6. Misture os usos do solo;
  7. Preserve espaços abertos,áreas rurais e ambientes em situação crítica;
  8. Proporcione uma variedade de escolhas de transporte;
  9. Reforce e direcione a urbanização para comunidades existentes;
  10. Tire proveito do projeto de construções compactas;

Um bom sistema de transporte público e o encorajamento do deslocamento a pé, são capazes de transformar uma comunidade saindo do sedentarismo e dependência do transporte privado,  passando a ser ativa e participativa no meio do qual está inserida. O dimensionamento das quadras e ruas influenciam as atividades cotidianas e determinam o tempo de percurso e as formas de deslocamento.

Para regiões de climas muito quentes, no qual pode ser um fator de bloqueio ao uso dos espaços públicos, sugere-se a adoção de métodos para amenizar a sensação do clima com o uso de sombreamento nos percursos dos pedestres e ciclistas, assim como o aumento de pontos verdes com vegetação nativa, mantendo a flora e fauna da região em intervenção.

A percepção da comunidade que faz uso da cidade, seja das áreas de lazer, seja do próprio caminhar pelas ruas, torna-se mais aguçado. Para os seres humanos, o ar fresco e a luz natural do dia, trás inúmeros benefícios à manutenção da saúde física e psicológica.

O urbanismo sustentável valoriza a relação do homem com a natureza, a mobilidade, assim como edificações e estruturas de alto desempenho. Para isso deve-se existir uma preocupação com a conservação dos recursos naturais, a redução da emissão de gases que contribuem com o efeito estufa, o desenvolvimento de sistemas de transporte de massa e o incentivo a construções ecológicas. O urbanismo compacto, ao contrário do disperso, é uma ótima opção para execução de todos esses itens necessários para que torne uma cidade sustentável e inteligente.

 

Fonte: FARR, Douglas, 2013 – Urbanismo Sustentável: Desenho urbano com a natureza.

Foto: Sandro Leonel – http://sandroleonelfotografias.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: