Acredito eu que a busca pelo conhecimento é algo incessante e que requer dedicação, interpretação e abstração. Isso não deve ser levado apenas para o campo da Arquitetura e Urbanismo, pois aceito como verdade a necessidade de um trabalho multidisciplinar e que deve ser realizado por profissionais de diversos segmentos.
A cidade como sendo um espaço complexo e dinâmico é uma fábrica de desejos, desafios e sonhos. Para que todas as ações e processos nela inserida ocorram de forma coerente o conhecimento deve ser compartilhado e os projetos compatibilizados.
A criação de um empreendimento independente de sua escala, não deve surgir sem contexto algum. Ele precisa possuir uma relação com o ambiente urbano e deve ajudar na construção da idéia do senso de lugar.
Dependendo da escala a ser trabalhada, o projeto pode requerer um maior número de profissionais, sendo alguns destes: o arquiteto e urbanista, profissionais relacionados às áreas da engenharia, economistas, biólogos, geólogos, profissionais da área de tecnologia e assistentes sociais. Juntos, todos devem analisar os impactos e benefícios que o surgimento das edificações causam no seu entorno.
Tendo em mente que o novo é algo que surge constantemente, o conhecimento é um bem precioso e que precisa ser transmitido para que façamos do lugar onde vivemos algo realmente bom e equilibrado.
O exercício de se trabalhar em equipe é fundamental para o funcionamento desse organismo a que chamamos de cidade. O princípio de compartilhar, ouvir e entender o próximo começa em uma simples tarefa feita em grupo no qual o ensaio para as necessidades reais do cotidiano é aprimorado com o decorrer do exercício e prática.
Quando pensamos em projetar determinado espaço, temos sempre que recorrer a nossa essência do saber e assim dar forma e vida ao nosso conhecimento. Se o desejo permeia o ainda totalmente desconhecido por nós, buscam-se referências para tentar tornar o nosso sonho possível e real.
Foto: Sandro Leonel (http://sandroleonelfotografias.com/trabalhos.html)
Deixe um comentário