A necessidade de compartilhar o conhecimento para manutenção de um espaço saudável e equilibrado.

Acredito eu que a busca pelo conhecimento é algo incessante e que requer dedicação, interpretação e abstração. Isso não deve ser levado apenas para o campo da Arquitetura e Urbanismo, pois aceito como verdade a necessidade de um trabalho multidisciplinar e que deve ser realizado por profissionais de diversos segmentos.

A cidade como sendo um espaço complexo e dinâmico é uma fábrica de desejos, desafios e sonhos. Para que todas as ações e processos nela inserida ocorram de forma coerente o conhecimento deve ser compartilhado e os projetos compatibilizados.

A criação de um empreendimento independente de sua escala, não deve surgir sem  contexto algum. Ele precisa possuir uma relação com o ambiente urbano e deve ajudar na construção da idéia do senso de lugar.

Dependendo da escala a ser trabalhada, o projeto pode requerer um maior número de profissionais, sendo alguns destes: o arquiteto e urbanista, profissionais relacionados às áreas da engenharia, economistas, biólogos, geólogos, profissionais da área de tecnologia e assistentes sociais. Juntos, todos devem analisar os impactos e benefícios que o surgimento das edificações causam no seu entorno.

Tendo em mente que o novo é algo que surge constantemente, o conhecimento é um bem precioso e que precisa ser transmitido para que façamos do lugar onde vivemos algo realmente bom e equilibrado.

O exercício de se trabalhar em equipe é fundamental para o funcionamento desse organismo a que chamamos de cidade. O princípio de compartilhar, ouvir e entender o próximo começa em uma simples tarefa feita em grupo no qual o ensaio para as necessidades reais do cotidiano é aprimorado com o decorrer do exercício e prática.

Quando pensamos em projetar determinado espaço, temos sempre que recorrer a nossa essência do saber e assim dar forma e vida ao nosso conhecimento. Se o desejo permeia o ainda totalmente desconhecido por nós, buscam-se referências para tentar tornar o nosso sonho possível e real.

 

Foto: Sandro Leonel (http://sandroleonelfotografias.com/trabalhos.html)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: