A acessibilidade transforma

É fundamental à qualidade de vida das cidades sobretudo de seus habitantes, o incentivo aos deslocamentos sendo estes realizados pelo pedestre. O simples fato de poder deslocar-se diariamente utilizando calçadas largas  sem encontrar obstáculos que inibam ou excluam uma parcela de seus usuários tornam as cidades mais atrativas.

É fantástico e estimulante quando a cidade se preocupa com os seus habitantes e torna o lugar acessível à todos. As crianças aprendem desde cedo a ir à escola sozinhas, é despertada a consciência da manutenção e preservação dos espaços públicos, dos equipamentos e meio ambiente. A realização de um simples trajeto à pé ou de bicicleta nos faz sentir o espaço que deve ser projetado para nós e não apenas para os automóveis!

Uma cidade que estimula a acessibilidade permite que as pessoas realizem seus trajetos sem serem marginalizadas pelo transporte privado, à elas é garantida a segurança através de calçadas largas, rampas, sinalização e sombreamento em boa parte do percurso. São evitadas áreas ociosas com a construção de praças públicas, parques e uma boa iluminação dos espaços.

Além da infraestrutura, deve-se trabalhar a escala humana capaz de explorar os nossos sentidos e despertar a nossa percepção e memória do lugar. As edificações não devem negligenciar as ruas e sim possuir um vínculo com elas! Um espaço urbano saudável induz à realização de atividades sociais e culturais de seus habitantes.

Deve-se evitar o culto ao automóvel e à ocupação apenas de lugares fechados e isolados que estimulam o sedentarismo e nos tira a percepção de lugar. Cidades vivas devem incentivar a locomoção de seus pedestres sempre!

As pessoas são capazes de transformar o espaço e fazer das ruas e áreas de lazer um lugar enérgico e favorável à realização de suas atividades. O espaço que antes era individual  e vazio torna-se coletivo dinâmico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: