A arquitetura em Sydney

Em minha viagem para Sydney percebi a forte presença do estilo Vitoriano e Neogótico em algumas edificações da cidade e senti de perto o quão magnífico e marcante é essa arquitetura.

A era Vitoriana foi marcada como o período de grande prestígio da coroa inglesa e também a época em que a Inglaterra teve seu sistema colonialista fortalecido através da exploração e conquista de novas colônias situadas na Oceania, Ásia e África.

Nas esferas relacionadas às artes ( aqui direcionamos à arquitetura) percebe-se a forte presença do estilo neogótico em catedrais como a de St Mary’s.

São edificações que se destacam pelo seu grande valor artístico, volumetria e a riqueza em ornamentos. Sua arquitetura  marcante, feita em pedra, possui um toque místico com a presença de grandes janelas e vitrais coloridos que narram cenas do Evangelho dentre outras histórias. Esses vitrais incorporam beleza à arquitetura e transferem para o interior das edificações a luz transmutada,  compondo o espaço.

O surgimento dos vitrais remete à tempos medievais no qual tinham como objetivo não apenas fazer parte da decoração das edificações mas também transmitir à população os ensinamentos religiosos, visto que apenas uma parcela da população sabia ler.

O estilo Vitoriano encontra-se presente em edificações no qual pode-se destacar a forte angulação do telhado, a fachada sendo composta por janelas e portas com molduras rebuscadas, frontões e a presença de arcos e colunas bem  ornamentados. Trabalha-se diferentes texturas como a pedra, a madeira e o ferro.

Fontes:

https://www.suapesquisa.com/historia/era_vitoriana.htm

http://obviousmag.org/archives/2014/03/vitrais_goticos.html

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: