O edifício da Rainha Victoria foi projetado pelo arquiteto George Mc Rae em meados do século XIX e tinha como objetivo substituir o original Mercado de Sydney, Austrália.
As escavações começaram em 1893 e em 1894 as estruturas começaram a ser construídas. Sua primeira abertura oficial datada em 21 de julho 1898, foi realizada pelo prefeito Alderman Mathew Harris.
A edificação de estilo neo-romântico foi projetada para abrigar uma sala de concerto, cafés, salas de exposições, armazéns e uma grande variedade de comerciantes. No decorrer dos anos houveram algumas mudanças quanto ao uso dos espaços em seu interior. Como exemplo tem-se que a sala de concertos havia dado lugar à biblioteca da cidade, algumas lojas foram remodeladas no estilo Art Déco e o número de escritórios havia crescido.
Em 1980 o Conselho Municipal de Sydney solicitou a primeira restauração do QVB que teve início em 1984. Desde essa data o edifício passou por algumas outras restaurações e remodelações, abrigando hoje nove escadas rolantes e elevadores conectando seus pavimentos, sinalização, carpete e banheiros.
Os elementos e cores vibrantes presentes no QVB marcam a elegância e sensibilidade do Estilo Vitoriano e fazem deste edifício um monumento de beleza extraordinária.
A cúpula central é composta por vidro em seu interior e revestida em seu exterior por cobre, suas fachadas marcantes são compostas por arcos, pilares e vitrais. A estética interna no edifício abriga a combinação das cores vermelho, azul e tons de verde sendo complementada por arcos brancos. Uma escadaria original do século XIX e o piso elegante ajudam a compor a arquitetura esplêndida da edificação.
Além das inúmeras lojas e serviços, o QVB oferece algumas atrações, exposições, fotos e há também a carta da Rainha Elizabeth II para os cidadãos de Sydney que só poderá ser lida pelo Senhor Prefeito no ano de 2085.
Em frente ao Edifício da Rainha Victória encontram-se a estátua feita em bronze com a sua imagem e que foi doada pela Irlanda no ano de 1987. Há também a estátua em homenagem ao Islay, o cachorro preferido da Rainha.
O Building Queen Victoria é reflexo de um verdadeiro planejamento e respeito pela história por manter a integridade e o seu design original abrigando ainda elementos e recursos modernos que atendem ao público hoje.
Fonte:
Deixe um comentário