Entendendo o conceito do Edifício Ambiental

Segundo GONÇALVES, Joana cerca de 60% da energia elétrica consumida no planeta advém do uso e operações ligadas à edificações.

Observando o desempenho energético dos edifícios em geral, o principal indicador que revela um bom desempenho e que levam a qualidade e autenticidade de uma edificação, é a sua baixa emissão de CO² e o baixo consumo de energia por metro quadrado.

Mas como criar um edifício em que as pessoas gastem o mínimo de energia possível? A interpretação de um estilo arquitetônico deve possuir a mais íntima relação com o meio no qual irá se inserir. O edifício ambiental por assim dizer, tira proveito da relação do clima externo com o ambiente interno produzindo espaços de transição em qualquer contexto climático. Um edifício bem planejado tende a gerar usuários satisfeitos e isso afeta consequentemente no uso consciente de equipamentos e  no consumo de energia e geração de calor. Sendo assim, a economia de energia é a resultante de um processo de projeto bem pensado e que teve como objetivo promover a qualidade e conforto de seu usuário em um ambiente. Como exemplo pode-se citar o edifício do Parlamento em Chandigarh, na Índia, projetado por Le Corbusier.

Só se atesta o verdadeiro desempenho energético de uma edificação com o tempo de uso e a ocupação. O que pode-se verificar quando ainda em fase de projeto são apenas tendências ou estimativas de como a edificação irá operar depois de pronta.

Da teoria à prática, as questões relacionadas ao desempenho do edifício ambiental resultam da simplificação dos controles automatizados e da eficiência prescrita dos sistemas. Leva-se em consideração o interesse e a elaboração de estratégias de projeto que eliminem os riscos no desempenho energético e ambiental do edifício. Se faz necessário o conhecimento das tecnologias prediais, levando em consideração a grande influência que o ocupante tem no edifício e condições ambientais que resultem em conforto e satisfação de seus usuários.

Fonte:

GONÇALVES, Joana; BODE, Klaus; 2015 – Edifício Ambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: