St Mary’s Cathedral (Catedral de Santa Maria)

Localizada na cidade de Sydney, Austrália, é uma obra que representa a arquitetura Neogótica com traços que remetem às grandes catedrais do período medieval da Europa.

Possui entradas laterais que estão viradas para uma praça e um parque mas a entrada principal encontra-se direcionada para uma grande escadaria que conecta os dois níveis do terreno. Aos olhos de quem encontra-se no nível mais baixo perto da escada, a perspectiva aumenta ainda mais a escala e a monumentalidade da catedral.

A fachada é composta por blocos de arenito e várias janelas altas com vitrais escuros  (para quem encontra-se na parte externa do edifício) mas que refletem no interior da edificação um brilho colorido quando a luz transpassa, dando vida às cenas neles representados e que descrevem o evangelho.

Em um canto ainda perto da sua entrada principal encontramos um monumento em respeito à memória dos australianos que sacrificaram suas vidas na guerra ( vi muitas homenagens como essas espalhadas pela cidade). Mais adiante perto deste, há exposto em um vidro, partes de detalhes da fachada que caíram com o tempo.

Na parte externa, a catedral é cercada por estátuas de corpo inteiro que representam figuras importantes para o catolicismo, já em seu interior pode-se perceber além dos vitrais e estátuas, cabeças talhadas no alto com o olhar voltado para baixo. É uma riqueza que enche aos olhos por tantos detalhes como os arcos de ogiva, o florão central nas abóbadas, as colunas dispostas em série e ainda próximo ao altar um órgão localizado em uma das laterais.

A catedral possui três níveis de aberturas arqueadas ao longo de seu comprimento, a arcada principal é mais alta e escura enquanto as laterais, separadas por colunas e arcos de ogiva, são mais baixas e iluminadas pelos vitrais. As colunas da arcada principal são do mesmo arenito que encontra-se na fachada.

É sempre bem frequentada por muitos fiéis e mesmo assim o silêncio em seu interior se faz quase que absoluto quando as missas não estão sendo realizadas. A soma de todos os elementos arquitetônicos, do brilho gerado pelos imensos vitrais, das preces concentradas e do respeito, das enormes cenas bíblicas, o espaço se demonstra místico, imaculável e sagrado.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: