Pátio: Dicas para criar um design interessante

A idéia do jardim foi desenvolvida a cerca de 5000 mil anos atrás pelos egípcios que criaram oasis exuberantes em meio a paisagem desértica. A medida que os séculos se passaram, novas técnicas trouxeram ainda mais sofistiação e soluções para fazermos desses espaços verdadeiras áreas de relaxamento e repouso. Ter uma área verde mesmo que de pequenas dimensões, não impede a adoção de técnicas que farão valer um paisagismo de alta qualidade e com efeitos de composição capazes de conceber um cenário decorativo íntimo e aconchegante.

O isolamento e as contenções de um jardim no pátio (como muros e cercas) não são elementos indesejáveis que atrapalham a essência e a composição paisagística. É possível fazer das paredes um dos elementos do design que contribuem na montagem de um cenário íntimo capaz de ajudar a voltar o foco e a atenção para todos os detalhes internos, sem ocasionar a sensação de aprisionamento e claustrofobia. Aos muros pode-se adotar técnicas como a adição de elementos decorativos tridimensionais, efeitos de iluminação ou diferentes texturas de materiais adicionando um interesse visual ao ambiente. A escolha do acabamento das estruturas construídas afetam na aparência do pátio e é importante conhecer bem as características e durabilidade dos materiais escolhidos antes de serem empregados. Uma escolha equivocada pode comprometer a proposta do design e o estilo paisagístico do ambiente. Um mesmo material pode apresentar uma grande variação entre polido e reflexivo, liso e fosco, entre outras características mais. 

Assim como os materiais as plantas apresentam características igualmente variadas com qualidades, texturas e formas diferentes. Ao optar por algumas espécies, é importante saber se a escolha adapta-se ao tipo de solo e clima para garantir a longevidade e a beleza do jardim. O plantio de algumas espécies vegetais em jarros de diferentes formas e tamanhos mas que assemelham-se nas texturas ou cores, é um dos recursos de valorização visual. Atribuir alterações de níveis como a implantação de degraus, canteiros elevados ou piscinas acima do solo também geram espaços interessantes. Quando ao nível do solo, a criação de linhas de caminho desempenham a função de movimento e direção, um verdadeiro mergulho espacial que proporciona sensações de mistério e descoberta.

A água adiciona uma dimensão extra na composição do cenário paisagístico de um pátio, atribuindo  tranquilidade e calma através da possibilidade da criação de diferentes atmosferas juntamente dos efeitos sonoros. Acrescentar elementos como: uma fonte ou cascata, um lago artificial com carpas ou uma piscina, ter um pequeno spa com uma banheira de hidromassagem, são algumas das opções que enriquecem a composição e dão personalidade. Os projetos variam de acordo com o estilo, escala, orçamento e a aplicação das técnicas que são adotadas.

Encontrar a mobília ideal também faz parte da tarefa e deve ser escolhida de acordo com o design e atividades sociais que o espaço propõe. Se o intuito é receber a família e amigos ou apenas meditar, a escolha dos móveis devem permitir locais para sentar, comer ou apreciar a vista, sendo práticos e confortáveis. É importante lembrar que o material deve ser resistente ao sol, chuva e as oscilações de temperatura. Móveis de madeira estão dentre as mais comuns escolhas por combinarem naturalmente em meio às plantas e devido à sua resistência. Bancos, espreguiçadeiras, mesas largas com cadeiras confortáveis e leves de mover são algumas das opções escolhidas. Com a ajuda da tecnologia, o mercado vem explorando cada vez mais formas ousadas e desenvolvendo materiais com maior durabilidade e qualidade. Assentos em forma de concha vêm ganhando destaque pela mistura de materiais e texturas como alumínio e tecido que remete a um design contemporâneo com pouca ou nenhuma manutenção, além de serem leves e de fácil combinação. Adicionar áreas sombreadas a esses espaços optando por cabanas ou caramanchão, protegem os usuários do sol direto durante o dia, e à noite proporcionam a sensação de contenção do ambiente. Guarda-sóis ajustáveis são mais práticos por acomodarem-se em diferentes ângulos de acordo com a posição do sol.

Durante a noite, a iluminação do pátio deve ser sutil destacando apenas alguns componentes que irão realçar a escala do espaço. Utilizar pequenos holofotes para destacar a silhueta de uma árvore ou o reflexo do movimento da água em uma cascata são alguns dos exemplos que podem ser adotados. Lanternas penduradas também acrescentam caráter ao design devidos aos efeitos de luz e sombra produzidos. 

A atmosfera de um pátio certamente se dá pela composição de inúmeros detalhes que compõem  o projeto. Dentre as opções já citadas, é possível explorar a possibilidade da adição de esculturas que trazem à atmosfera do pátio o romantismo, a surpresa, ou até mesmo o efeito dramático ou divertido. Dependendo do estilo, as formas figurativas serão abstratas, ousadas ou familiares.

A composição visual de áreas verdes em pátios requer o estudo e conhecimento de vários elementos e materiais que ajudarão na hora de compor um estilo. A escolha por materiais de qualidade e a contratação de equipes qualificadas é importante para garantir um espaço agradável da qual você possa desfrutar. 

Inspirado em:

CLIFTON Joan / Creating a Courtyard Garden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: