Transamerica Pyramid

O Transamerica Pyramid é uma das edificações que preenchem o horizonte da cidade de San Francisco e chama a atenção por seu estilo brutalista em formato de pirâmide. Localizado no distrito financeiro da cidade e ocupando todo o quarteirão, a edificação abriga escritórios servindo ao uso de apenas uma única companhia.

Sendo uma das edificações mais altas da cidade, é difícil não notá-lo mesmo que a uma distância considerável e dado a isso, sempre o tomo como ponto de referência nas minhas saídas para explorar parte da cidade. Situado entre os bairros Jackson Square, Chinatown e North Beach, a conveniente localização do Transamérica o faz estar próximo de diversas lojas, cafés e restaurantes. 

A engenharia estrutural do Transamerica Pyramid projetada para resistir às atividades sísmicas que ocorrem com frequência, desenvolveu a base e fundação em concreto e barras de aço, contando ainda com a instalação de hastes de reforço em quatro locais de cada andar. A folga entre esses painéis permite movimentos laterais sem causar danos à pirâmide. Além desses recursos adotados, a edificação contém um sistema de treliça exclusivo acima do primeiro andar suportando cargas verticais e horizontais, todas essas estruturas internas se estendem até o 45º andar.

O design da pirâmide de 48 andares foi pensado para que houvesse uma menor projeção de sombra possível no solo (diferente das edificações convencionais) e abriga na fachada de quartzo branco, 3.678 janelas idênticas quase todas permitindo o giro de 360 graus para facilitar a limpeza e manutenção realizadas no interior da edificação. Nos últimos 18 andares é possível observar linhas diagonais e horizontais justapostas que se sobressaem porém são interrompidas no início do pináculo revestido em alumínio. 

O edifício dispõe de um sistema que conta com dois geradores para a produção de energia chegando a atender aproximadamente 70% de seus requisitos elétricos. Todas as luzes em seu interior são ativadas através de sensores de movimento a fim de conservar energia.

San Francisco abriga uma riqueza arquitetural e cultural que a torna complexa e fascinante. A diversidade urbana se reproduzindo em uma topografia que oportuniza deslumbrantes perspectivas, expõe o conservadorismo arquitetural ao mesmo tempo que abraça uma arquitetura mais arrojada, ambas refletindo a sensibilidade mais do que um estilo.

Inspirado em:

Cityscapes/ King John

https://www.pyramidcenter.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: