Painted Ladies – San Francisco, Califórnia

A Era Vitoriana permitiu com que as edificações pudessem ter uma riqueza ornamental saindo da idéia de “simples caixas”, passando a expressar uma volumetria e valor artístico através do uso de fachadas assimétricas, telhados angulosos, paredes multicoloridas e texturizadas. Com a ajuda da indústria e da produção que gradualmente tomou proporções maiores, esse estilo extravagante carregado em detalhes decorativos, passou a fazer parte das edificações americanas. 

As Painted Ladies (Damas Pintadas) datadas do século XIX e localizadas em San Francisco, Califórnia, são algumas das inúmeras edificações espalhadas pela cidade. O estilo Town House dessas habitações tão famosas é um dos cinco subtipos dos estilos de casas vitorianas que possuem o telhado de duas águas com inclinação fortemente acentuada e telhas em madeira (tapume), um frontão com treliças decorativas e uma pequena abertura central de esquadria, possuem também beirais salientes e algumas delas apresentam uma estreita varanda no primeiro pavimento. Janelas estilo Bay Window (que possuem projeção para fora do edifício) são realçadas por painéis decorativos acima e abaixo delas, tiras verticais de acabamento conectam-se aos suportes ornamentados da linha da cornija e alinham-se às molduras laterais das esquadrias presentes na fachada.

A topografia de San Francisco valoriza ainda mais esse gracioso conjunto de casas que ao fundo nos oferece uma visão da cidade e seus arranha céus. O mesmo local proporciona experiências diferentes durante o período matinal e vespertino. Durante a manhã, ir ao parque Alamo Square, localizado em frente, e ficar sob a sombra das árvores sentindo a brisa fria da cidade de San Francisco (mesmo que esteja fazendo um lindo dia de sol), é maravilhoso perceber os detalhes arquitetônicos das Painted Ladies que são realçadas por suas cores. Já ao pôr-do-sol o cenário de transforma. A cidade vista ao fundo das casas torna-se a protagonista por alguns minutos e revela-se como uma malha reluzente destacando seus diversos volumes e formas enquanto banhados pela luz dourada do sol alguns instantes antes de se pôr. Acompanhado ao som dos pássaros voando em bandos pelo céu alaranjado, nos despedimos de mais um dia. Esse horário particularmente é o que mais me encanta por proporcionar uma visão do todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: